O Mercedes-Benz SLS AMG é considerado pela montadora alemã “o ponto alto dos mais de 40 anos de história da empresa”. Este carro, que tem estrutura em alumínio, é resulta no marco da parceria entre a AMG e a Mercedes, vez que sua motorização tem potência de superesportivo e o interior, o conforto dos sedãs alemães, com a vantagem da aerodinâmica bastante favorecida pelo design e concepção do projeto.
No Brasil, marcas italianas como Ferrari e Lamborghini são sempre lembradas quando o assunto é esportividade, porém, o piloto da equipe AMattheis Motorsport, vice-campeão do Itaipava GT Brasil com um modelo SLS AMG, Sergio Jimenez, recomenda o modelo alemão: “Esse carro é incrível. O que corremos é um pouco diferente, pois é preparado para pista, mas já andei no carro de rua e é uma ótima escolha. Com mais de 500 cavalos, é um carro bem superior a maioria dos esportivos de rua e o conforto é incomparável, sem falar que custa metade do preço de um carro compatível a ele”, afirmou o piloto às vésperas da última corrida da temporada 2011 de GT 3 brasileira.
A motorização do SLS AMG é baseada num propulsor V8 6.3 litros de 571 cavalos, capaz de acelerar da inércia aos 100 Km/h em 3,8 segundos. O câmbio de sete velocidades e dupla embreagem é posicionado junto ao eixo traseiro e a suspensão esportiva conta com braços de alumínio, para aliviar o peso, assim como o chassi, produzido com alumínio espacial. A velocidade máxima da fera é de 317 quilômetros por hora.
O design do novo Mercedes-Benz SLS AMG é um espetáculo à parte. Inspirado no lendário modelo 300 SL dos anos 1950, carro que teve suas vendas proibidas nos EUA porque as autoridades acreditavam que no caso de capotamento as portas não poderiam ser abertas, agora é bem-vinda em todos os países do mundo. E por falar em portas, é nelas que está boa parte do charme do modelo SLS. Chamadas de “Asas de Gaivota”, abrem para cima, assim como no modelo da década de 50. O capô do carro é longo, a área envidraçada baixa e a traseira curta, que dão sensação de dinamismo ao modelo e também auxiliam a obtenção de uma boa distribuição do peso: 47% na dianteira e 53% na parte de trás do carro.
As rodas são de 19 polegadas na dianteira e 20” na traseira.
Por dentro, os engenheiros buscaram inspiração na aeronáutica. O painel de perfil muscular lembra uma asa e as saídas do ar condicionado remetem a motores de jatos. A alavanca de câmbio E-SELECT se assemelha ao manete de aceleração de uma aeronave. Como em todo esportivo, o assento é baixo, porém a abertura das portas permite entrar e sair do carro com facilidade e, segundo a assessoria da Mercedes, “elas requerem menos espaço lateral para abertura do que as portas dos cupês convencionais e podem ser abertas completamente numa garagem com tamanho normal”.
O valor, de acordo com a tabela de preços FIPE, é de R$ 665.250. Salgado, porém, nada comparado aos R$ 1.350 milhão de uma Ferrari 458 Itália ou R$ 2,8 milhões de uma Lamborghini Aventador. O conforto oferecido pelo modelo alemão também surpreende em comparação a outros superesportivos, o que o torna uma atraente opção para quem busca esportividade de classe sem precisar ultrapassar a casa do milhão!