10 dicas de como prolongar a vida útil dos pneus do seu carro Saiba como aumentar a vida útil dos pneus do seu carro com dicas simples gplus
   

10 dicas de como prolongar a vida útil dos pneus do seu carro

Saiba como aumentar a vida útil dos pneus do seu carro com dicas simples

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Não é novidade que os pneus são extremamente importantes para o bom funcionamento dos veículos. Por isso, é preciso estar atento a pequenos hábitos que ajudam a mantê-los em bom estado e prolongam sua vida útil. A propósito, qual foi a última vez que deu uma olhada nos pneus do carro para checar se os bicos ainda estão lá? Ou se a pequena saliência localizada no sulco não está no mesmo nível da banda de rodagem? Ou se ele está abaixo do nível de calibragem ideal? Se você sempre ignorou esses detalhes, é bom rever seus conceitos, pois eles influenciam diretamente na segurança e na boa dirigibilidade do seu carro.

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Sabendo como cuidar dos pneus, e todas as peças do carro, como os amortecedores e sistema de suspensão, eles terão sua durabilidade prolongada, além de poder diminuir a quantidade de combustível consumida.

Para te deixar bem informado a respeito do assunto, selecionamos algumas dicas de como prolongar a vida útil dos pneus do seu carro. Confira!

UTILIZE A PRESSÃO RECOMENDADA PELO FABRICANTE
Pesquisas apontam que 25% dos motoristas circulam com pressão dos pneus abaixo do recomendado pelo fabricante, e alguns estudos indicam ainda que 0,2 bar (aproximadamente 3 libras) abaixo da medida indicada reduz em até 10% a vida útil do item. Se a pressão ficar em torno de 0,4 bar (cerca de 5,8 libras) abaixo, a vida útil do pneu pode cair até 25%, e o consumo de combustível aumenta em mais ou menos 2%.

RESPEITAR A CAPACIDADE MÁXIMA DE CARGA SOBRE O VEÍCULO
Todo pneu possui um limite de carga estipulado pelo fabricante e informado em sua própria lateral. Exceder este volume pode torná-lo suscetível a falhas, além de danificar sua estrutura e acelerar o desgaste da banda de rodagem. Uma combinação perigosa é pneu com baixa pressão e carga excessiva.

ALINHAMENTO CORRETO 
Veículos desalinhados provocam diversos prejuízos e, entre os principais, destaca-se o desgaste prematuro de pneus e componentes da suspensão, além do aumento considerável do consumo de combustível. Por se tratar de uma medição precisa de ângulos e tolerâncias milimétricas, o equipamento de “alinhamento” deve ser altamente confiável e sistematicamente calibrado. O técnico que executa a medição e correções necessárias precisa ser treinado frequentemente e ter amplo conhecimento da geometria de um veículo.

BALANCEAMENTO EM DIA
O balanceamento consiste na correção de uma má distribuição de massas ao longo do conjunto pneu e roda, e deve ser executado através da adição de pequenas massas (chumbinho) que compensarão esta irregularidade e garantirão mais equilíbrio ao sistema. A falta de balanceamento causa desgaste irregular nos pneus e antecipa a sua a troca.

FIQUE DE OLHO NA DATA DE FABRICAÇÃO 
Observe na lateral do pneu e procure por uma série de números, próximo às informações que indicam o modelo do pneu. Os dois primeiros números informam a semana de fabricação do produto e os dois últimos o ano. Ou seja, caso o número seja 3514, por exemplo, significa que ele foi fabricado na 35.ª semana (julho) de 2014.

MANTER AS VÁLVULAS DE SEGURANÇA PROTEGIDAS
A falta da tampinha na válvula de segurança (bico de encher) pode gerar acúmulo de sujeira em seu interior e/ou danificar o núcleo. Em ambos os casos, haverá a perda de pressão dos pneus. A válvula de segurança resseca e trinca com o passar do tempo, e o principal motivo é a incidência do sol na borracha. É recomendada a troca das válvulas sempre que houver a troca dos pneus.

LUBRIFIQUE OS PARAFUSOS
A lubrificação dos parafusos das rodas ajudam a soltar as peças, principalmente no momento em que é preciso efetuar a troca do pneu, em caso de furo, além de preservar o item contra a ferrugem.

REALIZAR O RODÍZIO PERIODICAMENTE
Pneus dianteiros e traseiros trabalham em situações diferentes e geram desgastes desiguais. Para aumentar a vida útil e o desempenho é essencial fazer o rodízio conforme recomendação do fabricante. Esta ação deve ser realizada a cada cinco mil quilômetros.

DIREÇÃO AGRESSIVA É UM PERIGO
Acelerações e frenagens bruscas, além de representarem um perigo para a vida do condutor, provocam desgaste irregular e acentuado dos pneus. Essa prática ainda prejudica o sistema de freio e aumenta o consumo de combustível.

DE OLHO NOS BURACOS
Evite transitar em pavimentos muito esburacados, caso não seja possível, transite em velocidade reduzida para não danificar a estrutura do pneu e da roda também. Cuidado ainda com as valetas e para não subir em guias.


Nathalia Marques