Chega ao Brasil o Chevrolet Cruze, com maior destaque no design: a linha do teto arqueada, que se estende desde o inclinado pára-brisa até os pilares traseiros. Juntamente com a traseira relativamente curta, esta linha se traduz em muita esportividade.
A grade bipartida ostenta o logotipo da Chevrolet, sendo ladeada pelos grupos óticos sofisticados, que terminam em cunha nos paralamas dianteiros. A traseira inclui as lanternas niveladas com a superfície da carroceria e com duas formas circulares.
Tanto na versão LT quanto na LTZ, o Chevrolet Cruze é equipado com rodas de liga leve, aro 17, com pneus 225/50 R17. Cada um dos modelos rodas fixadas por cinco parafusos com desenho exclusivo.
Para o mercado brasileiro, o Cruze será vendido em duas diferentes versões, a LT, de entrada e a LTZ, ambas com itens exclusivos – como diferentes revestimentos dos bancos e rodas com design único - que reforçam ainda mais a supremacia do sedã em termos de tecnologia, eletrônica embarcada e itens de conforto.
O Cruze oferece a mais:
Motor com coletor de admissão e válvulas continuamente variável (Dual CVVT);
Transmissão automática de seis marchas, com trocas no modo sequencial e sensores de inclinação que identificam subidas e descidas e que auxiliam na condução;
Airbags frontais, laterais e de cortina (LTZ) de série;
Tela de sete polegadas com navegador, sistema de entretenimento, e controle de climatização embutida no console central (LTZ);
Sistema de entretenimento e controle de climatização integrados no console central, com iluminação ice blue (LT);
Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP);
Controle de Tração;
Freios ABS com EBD de última geração e PBA - Assistência de frenagem de pânico;
Sistema Isofix para a fixação de cadeirinha infantil;
Interior: nova referência de qualidade e acabamento no segmento;
Design interno
Com um toque de esportividade e uma atmosfera envolvente, o habitáculo de cinco lugares caracteriza-se pelas linhas harmoniosas e fluidas e pela aplicação de materiais texturizados e suaves ao toque. Trata-se de uma execução refinada, que traz novos níveis de e acabamento e qualidade para o segmento dos sedãs médios.
A instrumentação do painel foi desenhada com a ajuda da técnica de modelagem tridimensional. Os mostradores analógicos do velocímetro e do conta-giros, com indicadores auxiliares do nível de combustível e da temperatura do motor, apresentam uma iluminação de fundo assegurada por diodos de tipo LED, que emitem uma luz clara e nítida em tom branco e azul (Ice blue), característicos dos Chevrolet. Entre estes mostradores encontra-se uma tela de cristal líquido no centro do painel de instrumentos, que exibe as informações do computador de bordo.
O ar-condicionado tem comandos eletrônicos e inclui função AQS (Air Quality System), que mede a qualidade do ar externo e ativa a recirculação do ar, em caso do mesmo estar poluído.
O carro possui um conjunto de soluções e espaços no habitáculo que lhe conferem uma elevada funcionalidade e versatilidade:
Console central possui um local para acomodar objetos, dois suportes para copos (ajustáveis) e tomada de 12V. O apoio de braços regulável inclui uma entrada USB e entrada auxiliar para ligar dispositivos móveis;
Compartimento coberto com 62 mm de profundidade, na zona superior do console central;
Porta-copos nas portas, com capacidade para acomodar uma garrafa de 1,5 litro (dianteiras) ou de 0,5 litro (traseiras);
Encostos do banco traseiro bipartido (60/40), com dois suportes para copos no apoio de braço central;
Iluminação com temporizador. Luzes de cortesia traseiras e luzes de leitura para os assentos dianteiros;
Travamento central das portas e vidros de comando elétrico, estes com função de abertura total automática;
Retenção de energia auxiliar. Depois de desligada a ignição, permite o funcionamento dos vidros e do sistema de áudio durante 10 minutos;
Porta-malas com ampla abertura e capacidade de 450 litros.
Ecotec, uma nova geração de motores
Para o mercado brasileiro, o Chevrolet Cruze será equipado com o novo motor 1.8 litro Ecotec6 e duas opções de câmbio: manual e automático de seis marchas – outro item inédito no segmento. Seu cabeçote conta com duplo comando de válvulas continuamente variável (Dual CVVT), com variação do tempo de abertura das válvulas de admissão e de escape.
Além disso, o Ecotec6 tem coletor de admissão variável, o que torna as respostas do motor mais rápidas em qualquer rotação. O coletor "curto" é mais utilizado em altas velocidades, quando o carro necessita de potência. Em baixas rotações, o coletor se torna "longo" privilegiando torque e força. Além disso, o sistema colabora para uma queima de combustível mais eficiente, proporcionando alto desempenho, economia e uma menor emissão de gases poluentes.
O 1.8 Ecotec 6 do Cruze rende 144 cavalos quando abastecido com etanol e 140 com gasolina, ambas a 6.300 rpm. O torque máximo, com etanol, é de 18,9 kgfm e aparece já nas 3.800 rpm. Com gasolina, o torque é de 17,9 kgfm, na mesma rotação. E, além dos bons números, vale ressaltar que 90% do torque já disponível nas 2.200 rpm.
Traduzindo isso em números, o Cruze, na versão manual, vai de 0 a 100 km/h em apenas 10,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 204 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, ele leva 11 segundos para chegar aos 100 km/h e chega aos 203 km/h de velocidade máxima.
Equipado com essa transmissão, seus números do Cruze são igualmente satisfatórios. Ele leva 11,4 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge a velocidade máxima de 197 km/h, quando abastecido com etanol. Com gasolina, o Cruze precisa de 11,7 segundos para chegar aos 100 km/h e atinge os mesmos 197 km/h de velocidade máxima.
A versão LT automática terá o preço de R$ 69.900,00 e a versão LTZ, R$ 78.900,00, também automática. A transmissão manual estará disponível para a versão LT, por R$ 67.900,00. A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem.