Difícil de levar Confira a lista dos carros que dificultam a vida dos bandidos devido a eficientes sistemas antifurto gplus
   

Difícil de levar

Confira a lista dos carros que dificultam a vida dos bandidos devido a eficientes sistemas antifurto

Confira Também

Se você já teve a desagradável experiência de chagar no local onde estacionou o carro e dizer “onde está meu carro?”, certamente já colocou um alarme num modelo posterior pensando “o bandido pode até levar, mas vou dar trabalho”. Atualmente, os carros saem de fábrica com dispositivos que inibem a ação de ladrões. 

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública, em São Paulo, de 2010 para 2011, o furto subiu 4,26%, enquanto os roubos cresceram 15,47%, isso se justifica pelo fato de que os carros estão ficando cada vez mais seguros quando parados e mais vulneráveis quando seu proprietário está nele, ou seja, determinados modelos, para o ladrão, é mais fácil roubar ameaçando o proprietário que arrombá-lo e fazer uma ligação direta.

O Centro de Experimentação e Segurança Viária (CESVI) fez o levantamento com os carros mais difíceis de serem furtados no Brasil. A lista levou em conta os componentes de segurança instalados nosveículos e os ranqueou de 1 a 8, sendo 8 o mais vulnerável e 1 o mais seguro. Confira alguns dos modelos:

8 – Na oitava posição da lista da CESVI, ou seja, de acordo com as informações da entidade, os carros mais fáceis de serem roubados no Brasil são os orientais Jac Motors modelos J3, J3 Turin, J5 e J6 e o Chery QQ. Esses modelos receberam apenas meia estrela, o que caracteriza extrema facilidade aos ladrões para furtá-los.

7 – Na sétima posição, com apenas uma estrela na lista inclui alguns modelos que são líderes de vendas no Brasil e que, de acordo com dados da Confederação Nacional de Seguros (CNSEG) são os mais roubados do país. São eles: Fiat Uno (diversas versões, incluindo o Novo Uno), GM Prisma LT, Renault Logan (diversas versões), Gol G4 (diversas versões), GM Classic LS e GM Celta (diversas versões). Por serem veículos bastante procurados pelos bandidos, os proprietários devem ficar atentos e não dispensar um estacionamento com seguro.

6 – Os veículos Volkswagen Voyage (diversas versões), Fiat Siena EL, Renault Sandero (diversas versões), Fiat Punto (diversas versões), Fiat Palio (diversas versões, incluindo o Novo Palio), Volkswagen Novo Gol (diversas versões), Nissan March (diversas versões), Fiat Gran Siena (diversas versões), Volkswagen Fox (diversas versões) e GM Cobalt LS aparecem na listagem na sexta colocação com apenas uma estrela e meia.

5 – Na quinta colocação apenas um modelo apareceu. O Toyota Corolla figura sozinho com duas estrelas desde a versão de entrada, a XLI ao topo de linha, Altis.

4 – Com três estrelas e meia e na quarta colocação entre os carros mais difíceis de serem furtados aparecem: Chery Tiggo, Ford Ka 1.0 RoCam, Chery S18, Ford Fiesta (hatch e sedan de diversas versões), Chery Face, Volkswagen Crossfox 1.6 MI e 1.6 I-Motion, Chery Cielo e GM Agile LT e LTZ.

3 – Na terceira posição da lista temos os modelos: Honda Civic (diversas versões), GM Cobalt LT e LTZ, GM Cruze LT e o Honda Fit (diversas versões).

2 – Seria de se esperar que a segunda posição fosse ocupada, ao menos, por um sedan médio, desses cheios de acessórios. Porém, um pequeno figura sozinho na segunda posição. Com três estrelas e meia o Ford Ka Sport é um dos carros mais bem equipados em termos de sistema antifurto. 

1 – Na primeira posição sim, um sedan médio. A liderança entre os mais difíceis de ser furtado, com quatro estrelas e meia segundo a CESVI, é ocupado pelo GM Cruze modelo LTZ.